Palco de grandes eventos, e inúmeras memórias dos teodorenses que tem mais de 20 anos, o espaço conhecido pela população como "AABB" encontra-se em estado de abandono e degradação.
Nossa redação tem recebido várias mensagens e fotos mostrando o espaço que um dia abrigou eventos de grande porte na cidade de Teodoro Sampaio, hoje com a estrutura da cobertura correndo risco de desabamento, e o salão coberto pela vegetação rasteira que já sobe também pelas paredes e bases de sustentação.
"Eu brinquei muito nesse espaço, fui para muitas festas ai. Dói no coração ver um lugar como esse entregue as moscas", disse uma das nossas fontes que prefere não ser identificada.
As imagens que recebemos enviadas pelos nossos leitores da cidade, comprovam a situação atual do espaço.
"Poxa, Terra Nova tem o Clube onde acontecem as festas, casamentos e aqui a gente não tem nenhum local. É uma vergonha", comentou outra leitora.
Nossa redação buscou inclusive informações junto a Federação Nacional das AABBs para saber se o espaço pertence a Associação Atlética Banco do Brasil e, de acordo com as informações que obtivemos, não existe nenhum registro no sistema da federação de nenhuma instituição do tipo na cidade, desde 1992 quando o levantamento começou a ser feito.
Ainda de acordo com as informações levantadas junto a Fenabb, as AABBs foram criadas na década de 60 nas cidades que a época tinham uma agência do Banco do Brasil inaugurada, e os terrenos eram doados pelas prefeituras para a construção dos clubes que seguem um padrão nacional de construção, uso de marca etc, previstos juridicamente na constituição do estatuto do Banco do Brasil. No próprio site da instituição não existe registro de AABB em Teodoro Sampaio: https://aabb.com.br/aabbs-afiliadas/
Nossa redação fez um levantamento e o espaço estaria sobre a responsabilidade da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS AMIGOS DE TEODORO SAMPAIO. Não conseguimos contatos ou nomes dos responsáveis pena associação até o fechamento dessa matéria.
Uma fonte segura que trabalha na prefeitura municipal de Teodoro Sampaio, nos informou que uma emenda parlamentar teria sido dedicada para a requalificação do espaço, mas não caminhou em função da falta de localização dos responsáveis pela associação que seria a detentora da área.
Com isso, a população de Teodoro Sampaio, segue sem um espaço de lazer para realização de eventos, os saudosistas choram ao entrarem na cidade e verem o local de tamanha importância social abandonado. A cidade perde como um todo, já que um centro como esse, poderia estar realizando atividades esportivas, sociais e culturais, como acontece nos clubes privados de Terra Nova e cidades vizinhas, que geram empregos diretos, renda para os comerciantes locais e ambulantes que fazem um extra nos dias de atividades.