Quarta, 19 de Junho de 2024
Bahia Salvador

Restaurante é flagrado ao furtar energia suficiente para 5 mil casas

Neoenergia Coelba estima que cerca de 300 mil quilowatts/hora foram desviados com o 'gato' de energia

09/05/2024 19h08
Por: Redação Fonte: IBahia
Foto - Reprodução IBaha/ Divulgação Coelba
Foto - Reprodução IBaha/ Divulgação Coelba

Um restaurante suspeito de furtar energia elétrica suficiente para abastecer 5 mil casas por 15 dias foi flagrado durante uma operação, no bairro de Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

As informações foram divulgadas pela Neoenergia Coelba nesta quinta-feira (9). A ação foi realizada no final de abril e contou com apoio da Polícia Civil (PC). 

Ao todo, a distribuidora estima que cerca de 300 mil quilowatts/hora de energia foram desviados pelos proprietários da unidade, usando o "gato" - como é popularmente conhecida a ligação clandestina de eletricidade.

Continua após a publicidade

De acordo com a Neoenergia, no local, os profissionais verificaram que a unidade estava ligada diretamente à rede de energia, sem passar pelo sistema de medição, caracterizando o crime.

Inquérito investiga o furto de energia

Após a operação, foi aberto inquérito policial para investigar a fraude e os proprietários do estabelecimento.

“Essas ações da Neoenergia Coelba para regularizar estabelecimentos comerciais são importantes pois diminuem a concorrência desleal nos setores, visto que as empresas com ligações clandestinas levam vantagem indevida em relação a outros empreendimentos. Seguiremos monitorando e atuando de maneira ostensiva em todo o estado para combater esta prática”, destacou o supervisor de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Ricardo Bastos.

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população.

Além disso, conforme pontuou a empresa, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

Crime e denúncia

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia.

A Neoenergia pontuou que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Terra Nova, BA
Atualizado às 17h07
23°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

24° Sensação
3.36 km/h Vento
84% Umidade do ar
100% (0.66mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (21/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias