Quarta, 19 de Junho de 2024
Brasil Brasilia

Conselho de Ética aprova parecer para cassar Chiquinho Brazão

Deputado é apontado como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco

15/05/2024 17h46
Por: Redação Fonte: A Tarde
Foto - Reprodução A TARDE/ Câmara dos Deputados
Foto - Reprodução A TARDE/ Câmara dos Deputados

Foi aprovada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 15, o parecer preliminar que aprova o parecer pela cassação do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), apontado como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018.

A aprovação do parecer da deputada Jack Rocha (PT-ES) é a primeira etapa para cassar o deputado, que encontra-se preso desde o da 24 de maio após pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Brazão foi apontado pela Polícia Federal como um dos mandantes do crime após apresentação do inquérito neste ano e, subsequentemente a isso, teve seu pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar apresentado pelo PSol, partido de Marielle.

Continua após a publicidade

Agora, o Conselho de Ética deverá continuar a arguir testemunhas e juntar documentos ao processo de cassação do deputado e posteriomente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara irá analisar o caso. Após esse processo, o plenário da Câmara irá decidir pela cassação ou não de Brazão.

Além de Chiquinho, seu irmão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, também encontra-se preso por, segundo o inquérito, contratar o ex-policial militar Ronnie Lessa para executar Marielle.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Terra Nova, BA
Atualizado às 17h07
23°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

24° Sensação
3.36 km/h Vento
84% Umidade do ar
100% (0.66mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (21/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias