Quarta, 19 de Junho de 2024
Brasil Brasília

Projeto de Lei pode flexibilizar a dedicação exclusiva da carreira de PRF

Medida prevê a possibilidade de exercício de docência e atividades na área de saúde

20/05/2024 05h45 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: ASCOM PRF
Foto - Reprodução PRF
Foto - Reprodução PRF

Na tarde desta quarta-feira (15), a Direção-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) deram mais um passo para que PRFs também possam exercer o magistério e carreiras na área de saúde.

Em reunião com o deputado federal Delegado Marcelo Freitas (MG), na Câmara dos Deputados, chegou-se a um consenso para incluir em projeto de lei a flexibilização da dedicação exclusiva da carreira de PRF e a possibilidade de exercício das atividades de docência e privativas de profissionais de saúde.

Em 2020, as instruções normativas que permitiam que PRFs desempenhassem tais atividades foram revogadas por recomendação do Ministério Público Federal. Desde então, várias tratativas de reverter a limitação foram encaminhadas. Mas somente em 2023, com a assinatura de acordo entre a categoria e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o impasse se aproximou da solução.

Continua após a publicidade

No entanto, em março de 2024, o MGI defendeu que o acordo previa somente o compromisso de estudar o tema. E desde então, Direção-Geral e FenaPRF, com o apoio da Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, dobraram esforços para que o acúmulo de cargos seja possível.

Na reunião desta quarta, o deputado Marcelo Freitas, que é relator de projeto de lei sobre diversas carreiras de Estado, se comprometeu a acrescentar o pleito da categoria ao seu relatório. O PL tramitará em regime de urgência e estará sujeito à apreciação do plenário.

Isonomia - As principais carreiras do Poder Executivo Federal já podem desempenhar atividades nas áreas de magistério e saúde. Por não provocar impacto orçamentário, a flexibilização é vista com simpatia por parlamentares.

A extensão da possibilidade de acúmulo de cargos para outras carreiras, além do magistério e áreas da saúde, é limitada pelo artigo 37, inciso XVI, da 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Terra Nova, BA
Atualizado às 17h07
23°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

24° Sensação
3.36 km/h Vento
84% Umidade do ar
100% (0.66mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (21/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias