Quarta, 19 de Junho de 2024
Bahia Polícia

Polícia Civil apreende R$ 3,2 milhões em combustíveis adulterados em Dias d'Ávila

Operação desarticula laboratório clandestino e prende dois homens em flagrante; explosão poderia ter causado tragédia

29/05/2024 11h43
Por: Redação Fonte: Mais Região
Foto - reprodução Mais Região/ Divulgação PC
Foto - reprodução Mais Região/ Divulgação PC

A Polícia Civil apreendeu, na tarde desta segunda-feira (27), uma carga de combustíveis adulterados avaliada em R$ 3,2 milhões em um galpão na Via Frontal, em Dias d'Ávila. Durante a operação, foi desarticulado um laboratório clandestino onde se encontravam grandes quantidades de etanol, nafta, diesel S10, gasolina e até petróleo bruto. A ação foi comandada pelo delegado Marcos Laranjeiras, titular da 20ª Delegacia Territorial de Candeias.

"Nós já vínhamos monitorando uma quadrilha especializada na subtração de derivados de petróleo das refinarias. Eles utilizam um aparelho chamado trepanagem, que perfura o duto por onde passa o petróleo. Um membro da quadrilha é especialista nisso", explicou Laranjeiras ao Mais Região. Após a adulteração, os combustíveis eram vendidos a postos clandestinos, sem bandeira e em grandes quantidades.

No galpão, foram encontrados dez caminhões tanques cheios de combustíveis, além de dois homens que foram autuados em flagrante. Um deles era o gerente do local e o outro responsável pela logística e guarda do combustível. "Estamos evoluindo para identificar o braço financeiro da quadrilha e, em breve, vamos prender todos os integrantes", afirmou o delegado.

Continua após a publicidade

A operação contou com o apoio de agentes do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e técnicos da Petrobras Transporte (Transpetro), que analisaram o material apreendido. Amostras dos combustíveis foram colhidas por uma das refinarias, e a Polícia Civil aguarda um laudo técnico para anexar ao inquérito, provando que o produto foi furtado em Candeias.

Devido ao risco de explosão dos 600 mil litros de combustíveis apreendidos, o Corpo de Bombeiros foi acionado. "Se esses 600 mil litros explodissem nos caminhões tanques, muitas vidas seriam perdidas, pois o galpão está em uma área urbana, próximo a residências e ao centro da cidade", alertou Laranjeiras.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Terra Nova, BA
Atualizado às 14h07
28°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

28° Sensação
3.97 km/h Vento
48% Umidade do ar
100% (0.66mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (21/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias