Segunda, 22 de Julho de 2024 08:11
Bahia Bahia

Cachoeira vira capital do estado e marca início da programação para o 2 de Julho

A transferência simbólica da capital virou lei em 2007 para reconhecer a importância da cidade na luta pela independência do Brasil na Bahia

25/06/2024 10h47
Por: Redação Fonte: Metro 1
Divulgação/ Feijão Almeida/GOVBA
Divulgação/ Feijão Almeida/GOVBA

O município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, se tornou nesta terça-feira (25) a capital e sede do governo da Bahia. A transferência simbólica é uma tradição que acontece há quase 20 anos, marcando o início das comemorações pelo 2 de Julho. Acompanhado de parte de seu secretariado, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve presente na cerimônia.

A transferência virou lei em 2007 para reconhecer a importância da cidade na luta pela independência do Brasil na Bahia. O texto estabelece que a cidade passe a ser sede do governo no dia 25 de junho de todos os anos , porque foi nesta data, em 1822, que os moradores de Cachoeira deram início às lutas pela Independência da Bahia, que culminaram na batalha final de 2 de Julho de 1823.

A agenda começou às 8h, na Praça da Aclamação, com a solenidade de hasteamento das bandeiras. Em seguida, houve a celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira e uma sessão solene na Câmara Municipal. Ainda na cidade, o governador fará uma série de anúncios e autorizações, entre elas o lançamento da Flica 2024 e ações voltadas para o reconhecimento histórico da cidade, além de ações relacionadas à regularização fundiária de áreas de quilombos.

Continua após a publicidade

Até o dia 2 de Julho, a programação ainda prevê ainda, partir do dia 30 de junho, a passagem do fogo simbólico, que sai de Cachoeira e segue pelas cidades Saubara, Santo Amaro , São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho até chegar em Salvador. Ainda dá uma volta por Dias D’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho até chegar a Pirajá, na capital baiana.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Terra Nova, BA
Atualizado às 04h06
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

19° Sensação
1.2 km/h Vento
88% Umidade do ar
1% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/07)

Mín. 18° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Amanhã (24/07)

Mín. 18° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias