“A oficina de currículos é uma chance promissora para a inserção no mercado de trabalho. Uma demanda que surgiu a partir do diálogo ativo que a CBN mantém com as comunidades de Pojuca e que reafirma nosso compromisso de colaboração constante que busca empoderar essas pessoas ao protagonismo”, afirma Greici Vidaletti, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Monte Rodovias.
Na programação, foi realizada uma palestra de comunicação com orientações para elaborar um currículo profissional, como deve ser escrito, com dicas importantes sobre erros que precisam ser evitados na elaboração. Os participantes tiveram acesso também a modelos simples de currículo. Em seguida, uma roda de diálogo sobre o mundo digital foi promovida, destacando esse ambiente como um importante aliado para a carreira, com indicações de aplicativos e sites que colaboram para o encaminhamento profissional. Por fim, um mutirão com a assessoria da equipe interna da concessionária colaborou com a produção dos currículos com a turma.
Sustentabilidade econômica e social
A oficina foi o pontapé inicial da CBN para o projeto que está sendo estruturado com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 4, 8 e 10, da Organização das Nações Unidas (ONU): “Educação de Qualidade”; “Trabalho digno e Crescimento Econômico”; e “Redução das Desigualdades”, respectivamente. O projeto busca incluir pessoas que estão em busca de uma nova oportunidade e aquelas que estão iniciando suas carreiras, promovendo a inclusão social e econômica. O projeto está ainda alinhado às políticas e ações investidas pela Monte Rodovias, holding responsável pela gestão da CBN, que evidenciam pilares importantes baseados no ESG (Ambiental, Social e Governança) desde seu surgimento.
Entre as iniciativas que buscam ampliar a conexão da concessionária com as comunidades, estão: a blitz de serviços de saúde gratuitos, que oferece atendimentos, exames preventivos e orientações sobre hábitos saudáveis, visando melhorar o acesso aos cuidados de saúde, especialmente em áreas mais remotas; e a parceria com a SEINFRA - Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia no Programa Bahia Sem Fome. Ao longo de 2024, serão doadas 150 toneladas de alimentos para famílias extremamente pobres no campo e na cidade, com o compromisso de doação de 600 toneladas de alimentos em quatro anos.