Uma operação realizada na última quarta-feira, dia 31, apreendeu 18 pássaros silvestres anilhados com suspeita de irregularidades no município de Mutuípe. Intitulada ‘Ouro Verde’, a operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Recôncavo Sul, e contou com a participação da Polícia Ambiental e integrantes da ONG Grupo Jequitibá.
Além das aves, a fiscalização apreendeu cerca de 78 anilhas dos estados da Bahia, São Paulo, Sergipe e Minas Gerais, algumas com sinais de adulteração. Também foram apreendidos materiais utilizados para fazer a adulteração das anilhas e o anilhamento irregular. Os criadores dos pássaros e um falsificador de anilhas foram autuados em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia local, assim como os objetos e animais apreendidos.
A operação ‘Ouro Verde’ foi deflagrada no dia 29 com o objetivo de coibir os diversos crimes contra a fauna e flora silvestre. Naquela data, a equipe de campo da Promotoria de Justiça Regional identificou desmatamento em uma Área de Preservação Permanente na localidade de Duas Barras do Fojo, zona rural de Mutuípe, e realizou a apreensão da madeira encontrada.
*Estagiário de jornalismo sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 29°
Tempo limpo