As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), tratamentos que utilizam recursos terapêuticos oferecidos pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), tem transformado a vida das 50 pessoas inscritas num grupo de convivência, que participam ativamente de encontros na Unidade de Saúde da Família (USF) Camaçari de Dentro. A iniciativa, que visa promover a saúde física e emocional, acontece semanalmente, todas às quintas-feiras pela manhã, com atividades físicas que proporcionam o bem-estar corporal e discutem o bem-estar emocional.
A coordenadora do grupo, a médica, psicoterapeuta e terapeuta integrativa Ana Sílvia, explica que a participação no grupo é livre. “Basta a pessoa vir. Além das atividades no grupo em si, eu também atendo os participantes de maneira individualizada, de segunda à quarta, utilizando das mais diversas Pics, conforme a necessidade de cada pessoa. Os encontros do grupo servem para compartilharmos experiências e vivências. E uma vez por mês trazemos um convidado, geralmente um psicólogo, para falar sobre temas escolhidos pelos próprios participantes. Na próxima semana, por exemplo, teremos uma nova abordagem sobre como enfrentar e vencer a ansiedade”.
Durante os encontros são oferecidos suporte emocional, formas de desenvolver habilidades relacionadas à saúde mental, e ferramentas para administrar o estresse, entre outros.
Edinalva Almeida, moradora do Camaçari de Dentro, chegou ao grupo em outubro de 2023, usando muleta. “Hoje, eu não uso mais. Participar desse grupo me fez crescer como pessoa. Pessoas da minha comentam o quanto eu melhorei após começar as terapias. Eu já tive crises de ansiedade, mas atualmente não tenho mais. Meu médico não me reconhece ao ver as minhas melhoras. Uma vez, ele chegou a dizer que não tinha mais jeito para minha ansiedade. Mas hoje, graças às terapias que faço aqui, sou outra pessoa”.
O sentimento de gratidão pela transformação vivida também é compartilhado por Maria Luzia Ferreira. “Isso aqui para mim significa um padrão de saúde. Após começar as terapias, minha vida foi transformada. Aqui encontrei sentido para continuar a vida de forma mais leve, sabendo encarar os problemas com outro olhar. Aqui eu venci problemas físicos, que a origem eram de ordem emocional. Esse trabalho precisa acontecer em todas as unidades de saúde, pois é transformador”.
Sobre as PICS: são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Em alguns casos, também podem ser usados como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. As abordagens terapêuticas têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.
Foto: Arquivo
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas