Quarta, 18 de Maio de 2022
Brasil Minas Gerais

Sob ameaça da mineração, Parque das Mangabeiras completa 40 anos em BH

Prefeitura organizou atrações para comemorar aniversário de um dos espaços verdes mais importantes da capital

13/05/2022 07h59
Por: Redação Fonte: O Tempo
Foto - Reprodução O Tempo
Foto - Reprodução O Tempo

Um dos cartões-postais essenciais de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, localizado no bairro de mesmo nome, na região Centro-Sul da capital, aos pés da serra do Curral, completa 40 anos nesta sexta-feira (13), sob ameaça de sofrer perdas devido à ameaça de mineração na região. Para comemorar o aniversário, a prefeitura montou uma programação especial, com feiras, ruas de lazer, exposições, entre outros.

O parque é uma opção para a prática de esportes, lazer, contemplação e descanso, e tem no entorno uma bela e importante área verde. De acordo com dados levantados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), foram catalogadas pelo menos 526 espécies animais. Parte delas só vive lá, como 33 tipos de aves; e outras 11 espécies, incluindo peixe e mamífero, estão em risco de extinção.

A instalação da Taquaril Mineração S/A (Tamisa) na serra do Curral foi aprovada pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Estadual (Copam) na madrugada de 30 de abril. A liberação é alvo de diversas ações na Justiça. Em uma delas, a PBH pede a suspensão do licenciamento, sob argumento de diversos riscos à capital.

Na sexta-feira passada (6), em entrevista à rádio Super 91.7, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, classificou o possível impacto ambiental oriundo da mineração na serra como "dramatismo enorme". Segundo ele, todos os processos e condicionantes ambientais foram cumpridos.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias